O SMDS monitoriza a densidade populacional para garantir a manutenção das regras de distanciamento social e alertar para riscos de contágio de COVID-19, assim como indicar a localização da violação. Como objetivo secundário, pode também identificar e medir fluxos e padrões de movimentação (número de visitantes únicos, percursos mais usados, variações diárias ou semanais entre outros), o que permite otimizar a gestão de áreas de grande circulação nas cidades e continuar a obter retorno do investimento muito para além do contexto atual de pandemia.
Com a solução da Bright Science de controlo central para gestão inteligente das luminárias de iluminação pública, é possível, duma forma não intrusiva, mapear e estimar em tempo real, a densidade e contagem de pessoas em blocos dinâmicos, alertando e dando o alarme, quando é ultrapassada a densidade recomendada. Esta é uma solução indicada para dotar os municípios, entidades gestoras de espaços públicos, forças de segurança e outras.
Do ponto de vista computacional e de recursos de rede (telecomunicações) é muito leve, permitindo uma solução muito económica e com custos operacionais baixos.
Do ponto de vista técnico, o SMDS é capaz de localizar pelo menos 75% dos dispositivos num raio de 100 metros da sua localização. A atualização de dados é feita entre 1 e 15 minutos, podendo variar em função do volume de dados obtidos ou da taxa de precisão/aglomeração conveniente.